De João Perfeito a 2 de Janeiro de 2012 às 15:11
Não percebo quase nada de rugby...
Mas já conheço o Jonny Wilkinson desde 2003. Conta-se pelos dedos duma mão os jogadores estrangeiros que conheço e por isso como é óbvio só conheço mesmo os mais famosos. Como aquelas pessoas que só conhecem Messi ou Ronaldo no futebol.
Mas acho estranho um jogador que a sua função é bater livres ou penalidades ou como se chama no rugby, reformar-se na selecção aos 32 anos...
Acho que a idade não tem muita influência na forma como pode alterar a qualidade de execução dos pontapés. Se agora o Zidane regressasse ao futebol acho que continuava a não falhar penaltys...
Não será mais uma questão psicológica que física? Se ele dissesse para ele mesmo que seria capaz, não nos conseguia maravilhar mais uns anos com os seus fabulosos pontapés?


De Pedro Santos a 2 de Janeiro de 2012 às 15:34
boa tarde joão. no caso do wilkinson a questão tem tanto de psicológica como de física.
o wilkinson foi, nos últimos 15 anos o jogador mais famoso do hemisfério norte, sobretudo pelos seus pontapés, e pela famosa posição que ele inventou antes de chutar (joelhos flectidos e mãos juntas). a Inglaterra beneficiou muito deste fantástico jogador que tanto contribui para a conquista do titulo mundial em 2003. Contudo, desde 2009/2010 que wilkinson não se conseguia impôr como titular na selecção, porque um jovem talentoso chamado Toby Flood, lhe "roubou" a posição. Flood é sem dúvida menos forte (para não dizer mais fraco, um internacional inglês nunca pode ser um jogador fraco em nenhum aspecto do jogo) a chutar, mas bem melhor no jogo à mão e a procurar o espaço vazio para "furar" e ganhar metros. Wilkinson decerto percebeu que já não seria mais titular e saiu assim pela "porta grande". além disto, Wilkinson foi durante muitos anos o melhor marcador a nivel internacional, mas devido a não ser titular na sua selecção, viu o neozelandês Dan Carter ultrapassá-lo no número de pontos marcados. e isso também deve ter contribuído para o afastamento de wilkinson, que percebeu que já não poderia ultrapassar Carter.
e depois a vertente fisica. Wilkinso há muito que vinha apresentando problemas nos joelhos. e um jogador de rugby raramente permanece a jogar a nivel internacional depois dos 33/34 anos.


De Tiago Santos a 2 de Janeiro de 2012 às 15:53
já eram muitas batalhas... grande jogador



Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.