Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

02
Dez11

3x4x3: Napoli

Minuto Zero

 

Quase vinte anos após a saida de Maradona, marcados por uma terrível descida à serie B, o Nápoles está de regresso em grande. Os enormes investimentos em jogadores, fazem da equipa de Walter Mazzarriuma das mais competitivas do Calcio. A sua posição na Serie A não espelha a qualidade demonstrada numa época em que para já chega aos oitavos da champions.

 

Em termos de organização. Mazzarri escala uma equipa com três centrais, num eixo liderado por Paolo Cannavarro, irmão do antigo Bota de Ouro Fabio. Ao lado jogadores como Campagnaro, Aroinica ou Fernandéz são sobretudo competentes no jogo aerio, mais do que três defesas, são na realidade três centrais. Nas alas aparecem Maggio e Zúniga, laterais/alas são o grande segredo do equilíbrio táctico, num sistema já pouco visto no futebol europeu. Maggio é provavelmente o melhor lateral italiano da actualidade, deve ser titular na Squadra Azzurra no Europeu do próximo Verão, 90 minutos em alta rotação fazendo toda a faixa. Resta saber como encaixaria numa defesa a 4, neste Napoles é o ala direito ideal.

 

O meio-campo recebeu esta temporada um novo elemento decisivo, Inler, poderoso médio Suiço que faz companhia a Gargano, pequeno "cão-de-guarda" no meio-campo. Á frente deste duplo-pivot liberta-se Hamsik, médio Eslováco de grande talento, mas que em muitos jogos se eclipsa. Sem dúvida o melhor Nápoles tem de ter um grande Hamsik.

 

É o internacional Eslováco é o municiador de Lavezzi e Cavani dois jogadores de top. Lavezzi é segundo avançado, que cai bem nas faixas como no centro, sempre em velocidade, mas com grande inteligência de movimentos. Cavani é ponta-de-lança poderoso, com bom movimento e excelente remate. No banco, o extremo Santana, Chávez, Mascara, Lucarelli ou Pandev, compõem um banco de luxo, com soluções, reforçado agora com a revelação do futebol chileno Eduardo Vargas, segundo avançado de enorme talento, suplente a médio prazo para o lugar de Ezquiel Lavezzi.

 

 

By Tiago Luís Santos