Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011
3x4x3: Mercado nacional

 

 

 

O ano novo marca a reabertura da janela de transferências, é portanto ora dos rumores sem fim, mas também de olhar para a forma como os candidatos ao título nacional podem crescer acrescentando qualidade aos seus planteis.

 

1. Começando pelo topo, o Benfica de Jesus parece ter apenas pequenos reajustes de circunstância a fazer. Do lado esquerdo da defesa, Emerson ainda não convenceu a massa associativa, muito devido à sombra de Fábio Coentrão. No entanto, o ex-Lille vai cumprindo, sendo indiscutível a sua titularidade. Parece faltar no entanto concorrência para o lugar, com Capdevilla completamente fora de forma e o jovem Luís Martins a entrar a espaços na equipa.

 

O campeão do mundo e da Europa deve mesmo seguir para outras paragens, abrindo uma vaga que pode ou não ser preenchida. Fala-se com insistência de Ansaldi, lateral-esquerdo destro do Rubin Kazam, bom jogador, mas demasiado caro nesta altura do ano para uma equipa em contenção de despesas como Luís Filipe Vieira afirma. Talvez fique para o Verão o desfecho deste namoro antigo, sobre um jogador que no campeonato português poderia atingir o patamar da selecção das pampas. Não vejo muitos laterais argentinos ao seu nível, têm lhe faltado uma equipa mais competitiva, o Benfica seria sem dúvida uma óptima opção.

 

Os casos de David Simão e Nelson Oliveira serão para rever, sendo o empréstimo a única opção plausível. Quanto a Enzo Peréz, parece mesmo destinado a voltar ao seu país Natal. Fica por provar o talento de um dos melhores médios-ala do futebol da nação de Maradona, voltará Estudiantes onde  tem lugar marcado no meio-campo de la brujita Véron.Caso se confirme a saída, o Benfica não deixará por certo de receber uma quantia que permita custear os 5,5 milhões de euros gastos no Verão.

 

Rubén Amorim parece ser outro caso em potência. A chegada de André Almeida vindo do Leiria poderá indiciar a saída do internacional português, que resultaria num bom encaixe financeiro, por volta dos 5 milhões de euros.

 

2. No Dragão, depois da contratação de Danilo, Sapunaru ou Fucile estão na linha da frente para a saída. O lateral brasileiro é enorme promessa, de estranhar apenas os valores do negócio, um excesso demasiado estranho nesta altura de crise, e sobretudo face à posição do valor em questão. Jogará como lateral, no meio-campo só mesmo no Brasil.

 

A grande questão porem será a entrada de um novo ponta-de-lança. Depois da saída de Falcão para Espanha, muito se fala num substituto vindo da Colômbia: Jackson Matinez (Jaguares) e Teófilo Gutiérrez (Racing) seguem, pelo menos segundo a imprensa como alvos de mercado. Sobre Jackson, parece ser jogador potente, forte entre os centrais, sai bem de posição, tem excelente capacidade física e poder de choque, para além de jogar bem com os dois pés. Teófilo tem a vantagem de já ter dado provas num campeonato de maior dimensão, é menos poderoso fisicamente mas movimenta-se com qualidade frente aos centrais. Dos dois, confesso que Jackson me deixa mais vontade de rever, pelo futebol força, mas talvez Gutierrez fosse opção de maior qualidade, pelo menos para lutar por um lugar com Kléber.

 

Quanto a saídas, Guarín poderia ser um bom negócio, um encaixe interessante por um jogador que na temporada passada se cotou bem na montra europeia, mas que este ano perdeu lugar para Defour. O seu valor de mercado vai baixando, poderá ser uma excelente oportunidade de realizar um bom valor no jogado. Quem diz Guarín diz Varela, um eclipse em forma de jogador...

 

3. Do lado do Sporting a grande questão vem do eixo defensivo. Rodriguez continua sem aparecer, Carriço joga a 6 na ausencia de Rinaudo, Polga é sempre uma incognita.

 

Da Bélgica regressa Neto, jovem brasileiro formado no clube, médio de altas rotações, sempre a correr e lutar 90 minutos, pode ser uma agradável surpresa nesta segunda fase da temporada.

 

Todos os restantes sectores parecem bem resguardados, não se perspectivando saídas. Os grandes reforços podem vir do departamento médico, onde Izmailov, Jeffrén e Rinaudo serão peças chave no ataque ao título que há muito fogue ao leão.

 

By Tiago Santos



publicado por Minuto Zero às 18:42
link do post | comentar

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010