Domingo, 25 de Dezembro de 2011
3x4x3: Futebol Internacional

1. Devo confessar que nunca fui grande admirador de Roberto Mancini e das suas equipas. Sempre olhei para o treinador italiano como alguém preocupado em primeiro lugar em colocar a equipa organizada atrás, e deixar habitualmente o ataque entregue aos génios que ia tendo nos seus planteis. Foi assim com Ibra no Inter, foi assim com Robinho e Tevéz nos primeiros tempos de Manchester City.

 

Sempre duvidei da sua capacidade para conseguir fazer carreira em Inglaterra, onde os sistemas tácticos, não defensivos, mas talvez demasiado preocupados não só com a organização equilíbrios e zonas de recuperação, não encaixariam no futebol altamente dinâmico e por vezes diga-se excesivamente intenso, do futebol inglês.

 

A verdade é que Mancini parece estar a crescer na mesma medida em que o City vai deixando a luta pelos lugares europeus da Premier League, e se vai cada vez mais fixando como gigante do futebol europeu. Faltou apenas esta temporada a confirmação na Champions, onde num grupo complicado é certo, com Bayern (para mim um dos favoritos esta temporada), Napoles e um cinzento Villareal, acabaria por cair para a Liga Europa, onde enfrentará (se a UEFA não resolver devolver o City à Champions no seguimento do caso Sion), o detentor do título F.C. Porto.

 

 

A equipa demonstra grande organização a defender, com grande entendimento dos espaços por parte da linha defensiva, sob a batuta da agora promessa confirmada do futebol belga Vicent Kompany. É ele o grande lider da defesa, tendo para além das competências defensivas uma exelente capacidade para sair com bola. Ao lado, Lescott ou o regressado Kolo Touré, dão força e agressividade no eixo. Nas laterais, Micah Richards é central adaptado, defende bem, esforçado a atacar, enquanto Clichy voltou ao melhor nível, continua a atacar melhor do que defende, mas as compensações no City são bem mais eficazes do que no Arsenal de Wenger.

 

O meio-campo alinha com um duplo-pivôt que dá a equipa uma consistência fantástica. Garret Barry corre 90's, em movimentos constantes de aproximação ás duas áreas, juntando ainda excelente capacidade de passe, sobretudo nas aberturas longas. Yaya Toure permanece como um dos melhores médios-centro do mundo, com um entendimento dos ritmos de jogo, que muitas vezes no Barcelona não podia por em prática, e que no City o revelam como um jogador de elite. São eles as ancoras do sistema de jogo de Mancini.

 

Nas alas, num desenho que puderiamos definir como algo entre o 4x4x2 clássico, 4x2x4 ou 4x2x3x1, David Silva, Milner ou Nasri, vão rodando, aparecendo tanto junto à linha como em espaço interior, num jogo de combinações e variações inteligentes entre jogo apoioado, e jogo mais directo.

 

O que mais me impressiona, é a capacidade da equipa para conseguir no mesmo jogo ser coisas diferentes: ora um jogo mais apoiado, onde David Silva aparece mais na zona central, num estilo parecido com o do Barcelona, de passe curto e paciência, ora um jogo mais directo, normalmente com Balotelli em campo, procurando movimentações dos avançados, especialmente "Kun" Aguero.

 

Escondidos no banco, jogadores como Adam Jonhson, estremo desequilibrador, Dzeko, ponta-de-lança mais fixo ou Zabaleta (lateral direito,esquerdo, trinco, médio-centro, médio-ala...) vão dando a Mancini soluções necessárias para mudar a face da equipa conforme as necessidades.

 

O mercado de inverno pode trazer novidades, com a "torneira" dos petrodolares a jorrar milhões, que vão aliciando grandes talentos do futebol mundial. Aposto nesta equipa para ganhar a Premier League, a Europa terá de ficar para uma próxima.

 

...........................Hart..........................

M.Richards...Kompany..Lescott...Clichy

............Yaya Touré...Barry...................

D.Silva.............................Nasri/Milner..

............Balotelli.....Aguero...................

4x4x2(variações entre 4x2x4 e 4x2x3x1

em posse)

 

 

By Tiago Luís Santos



publicado por Minuto Zero às 23:59
link do post | comentar

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010