Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

30
Abr11

A Guerra das Rosas

Pedro Salvador

E tudo corre como era esperado...

 

 

                        Nas últimas 2 semanas desenrolaram-se, um pouco por todo o país, os playoffs da LPB, que, como seria de esperar, deram a passagem de Benfica, Porto, Académica e Vit. Guimarães às meias-finais, e a essas quatro equipas uma hipótese cada vez mais real de sonhar pelo título de campeão nacional.

            Pelo caminho ficaram o Penafiel, o Ginásio, a Ovarense e o CAB Madeira, também como seria de esperar, caindo todas sem dar grande réplica aos 4 primeiros classificados na fase regular, à excepção do Ginásio, que ainda e sempre resiste aos adversários na altura dos playoffs, e que desta vez ainda conseguiu vencer um jogo.

            Agora a título de retrospectiva, de louvar esta época o percurso do Porto e da Académica, e ainda do CB Penafiel, estreante na Liga de Basquetebol, que realizou uma época positiva e consistente, conseguindo ainda assegurar um 5º lugar, apesar de ter sido eliminada nos playoffs por um Vit. Guimarães desfalcado (sem Kevin Jr. e Kyle Austin), e também Matthew Shaw, o MVP da temporada, sendo que Almaad Jackson, o líder do ranking MVP, deixou o basquetebol português em Dezembro. Também é importante referir, agora pela negativa, a descida de “históricos” do basquetebol nacional como são o Illiabum e o Barreirense, e o (embaraçoso) 7º lugar da Ovarense. Má prestação das equipas profissionais de Aveiro, um dos distritos mais fortes em termos de formação e com uma das maiores tradições basquetebolísticas do país.

            Agora em relação às meias-finais, e ao cerne da questão a ser debatida na crónica: Tudo, até agora, está... a correr como esperado. O Benfica ganhou. O Porto ganhou. E até me posso dar ao luxo de prever como acaba esta segunda ronda dos playoffs da LPB: o Porto ganha 3-0 em jogos, sendo que o Vitória, apesar de mais unido, sem os seus dois jogadores mais influentes tem uma tarefa muito espinhosa pela frente. O Benfica passa, mas com alguma dificuldade, possivelmente a Académica pode até obrigar a uma “negra”, mas o Benfica, como plantel mais experiente que é, deve conseguir prosseguir para a final, sendo que o 5º jogo se faz na luz onde os encarnados jogam mais à vontade.

            Aliás, se formos bem a ver, a regularidade é a imagem de marca desta Liga Portuguesa de Basquetebol, se não contarmos com a confusão pegada que foi a LPB 08/09, com jogos entre equipas da Liga e da Proliga e desistências a meio do campeonato, etc... Todos sabem que a final, a não ser que algo de muito inesperado ocorra, se disputa entre Porto e Benfica, que a Ovarense e o Vitória se apuram sempre para os playoffs, que o Ben Reed faz sempre alguma coisa inesperada e cómica no meio de um jogo, que uma equipa fecha sempre as portas no final da época (essa por enquanto, é a única surpresa da nossa Liga, qual será).

            Enquanto não houver algum investimento (investimento já está a ser realizado, embora em número insuficiente, com bons projectos a aparecer) e credibilidade no basquetebol português, teremos finais “Porto-Benfica”, a Ovarense e o Vitória vão sempre aos playoffs, o Ben Reed faz sempre alguma coisa inesperada a meio de um jogo e vai sempre falir algum clube da LPB no final da época. Oxalá me engane...

2 comentários

Comentar post