Quarta-feira, 25 de Julho de 2012
Lado B

FC Porto invicto na pré-época

 

Quatro vitórias em quatro jogos. É este o registo do campeão nacional de futebol FC Porto até agora, nesta pré-época, com a particularidade de não ter sofrido qualquer golo nestes quatro jogos. Até ao momento, o FC Porto venceu o Valadares por 7-0, o Servette por 2-0, o Évian por 1-0 e o Celta de Vigo por 3-0.

Hoje, a equipa orientada por Vítor Pereira defronta nos Açores o Santa Clara, com o objetivo de prolongar esta série vitoriosa e de conquistar o Troféu Pauleta.

Na minha opinião, o FC Porto é neste momento o principal candidato ao título de campeão nacional na nova época que se avizinha, uma vez que manteve o núcleo duro da temporada passada e ainda se reforçou com o avançado colombiano Jackson Martínez.

Fazendo uma análise a todos os setores da equipa portista e comparando o plantel azul e branco com o dos seus rivais Benfica e Sporting, constata-se que o plantel de Vítor Pereira é muito mais equilibrado e tem mais soluções do que os dois rivais de Lisboa.

Na baliza, Helton, Rafael Bracalli e Fabiano Freitas são três guarda-redes que dão totais garantias a Vítor Pereira, não tendo até agora sofrido qualquer golo na pré-época.

Na defesa, Miguel Lopes e Danilo são duas opções válidas para o lado direito; Rolando, Maicon, Otamendi e Mangala são quatro defesas centrais de qualidade e no lado esquerdo, com a provável saída de Álvaro Pereira, Alex Sandro deverá agarrar a titularidade no clube portista.

No meio-campo, há Fernando, João Moutinho, Lucho González, Defour e Castro. Cinco médios para três posições. Parece-me um número razoável, mas não descarto a hipótese de o FC Porto ir ao mercado reforçar-se com mais um médio, nomeadamente um trinco, caso venda o uruguaio Álvaro Pereira.

Nas alas do ataque não faltam soluções: Hulk, James Rodríguez, Djalma, Iturbe, Christian Atsu e Silvestre Varela. Aqui e pelo contrário, parece-me um número excessivo de jogadores tendo em conta que apenas dois podem ser titulares.

Por fim e na posição de ponta-de-lança, Vítor Pereira conta com Jackson Martínez, Marc Janko e Kléber. Para uma equipa que joga em 4x3x3, como o FC Porto, e tendo em conta que a equipa azul e branca irá disputar quatro competições diferentes durante a temporada (Campeonato, Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga), ter três pontas-de-lança no plantel é o ideal e os três que estão à disposição do técnico portista têm a curiosidade de terem todos caraterísticas diferentes. Martínez é um finalizador nato, Janko é um avançado forte no jogo aéreo e Kléber um avançado mais móvel do que os outros dois.    

Concluindo e no meu ponto de vista, o FC Porto é o principal candidato a ser campeão nacional em 2012/2013.


tags:

publicado por Bruno Carvalho às 14:23
link do post | comentar

1 a zero:
De Tiago S. a 25 de Julho de 2012 às 17:45
O plantel do porto parece composto mas esta dependente das saidas... alvaro pereira esta "pendurado" desde a temporada passada, a contratação de Alex Sandro previa a sua saída que não viria acontecer...

Quanto ao meio-campo esta tudo dependente de Moutinho se bem que nao acredito que saia. Saindo Defour deve assumir o papel, mas há ainda Danilo que rende nesta posição, abrindo espaço na direita para Miguel Lopes ou mesmo até para a permanencia de Sapunaru.
Castro deverá voltar a ser emprestado, precisa de mais minutos do que aqueles que o Porto lhe vai puder dar para crescer.

No ataque Hulk dificilmente sairá, sobretudo quando o Porto se recusa a negociar abaixo dos 40 milhoes... opções nao faltam para as alas, onde Djalma, Varela e James dão garantias, Itube e Atsu precisam de minutos para crescer... a saída de Varela seria o ideal mas será dificil de colocar.

No ataque Jackson deve ser mesmo a derradeira aposta, ficando o banco com Janko e talvés Kleber.

Em suma só fara sentido ir ao mercado caso Hulk ou Mourinho saiam, e mesmo assim poderá nem acontecer. Sobre Rolando, 12 milhoes do Fernebaçe parece uma optima oportunidade, até porque Mangala precisa de minutos e Maicon e Otamendi devem pegar destaque como dupla para este ano, chegando ainda Ewerton do Braga.


De Apostador de elite a 31 de Julho de 2012 às 15:14
Neste momento, o Porto ainda se mantém invicto na atual temporada (apesar de ter perdido um jogo nos penalties contra o Valência) e está a dar uma boa imagem daquilo que poderá fazer quando o campeonato começar. Aliás, penso que o FC Porto até está mais forte do que no ano passado, pois já não existe aquela indefinição à volta do ponta de lança (Martinez, parece ser craque). Este ano promete!!!


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010