Quarta-feira, 25 de Abril de 2012
Lado B

Fórmula 1: Vettel regressa ao topo

 

 

À quarta prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, Sebastian Vettel venceu a sua primeira corrida da temporada, no Grande Prémio do Bahrein, que decorreu no passado domingo. Com esta vitória, Vettel regressou não só aos triunfos em grandes prémios como também à liderança do mundial de pilotos de F1.

Depois das vitórias de Button na Austrália, de Alonso na Malásia e de Rosberg na China, agora foi a vez do bicampeão do mundo de F1 em título, Vettel, vencer no Bahrein. Há 29 anos que este cenário (quatro vencedores diferentes nas quatro primeiras corridas do ano) não se repetia na Fórmula 1.

Vettel, que partiu da pole position, teve uma tarefa complicada com Kimi Raikkonen a discutir a vitória na corrida, depois de partir do 11º lugar da grelha.

Com esta vitória do piloto alemão, a Red Bull regressou à disputa dos grandes prémios, até de forma surpreendente, na minha opinião.

Por outro lado, a Lotus teve uma prestação brilhante no Bahrein ao colocar os seus dois pilotos no segundo (Raikkonen) e no terceiro lugar (Grosjean) da classificação final.

Mark Webber (Red Bull) ficou em quarto lugar e Nico Rosberg (Mercedes) em quinto, em mais uma boa corrida, apesar de ter estado longe do sucesso alcançado na China.

Por sua vez, a McLaren teve uma corrida para esquecer: Lewis Hamilton teve 2 paragens com problemas que o atrasaram bastante, enquanto Jenson Button teve um furo já no fim da corrida, abandonando a pista mais tarde com um problema no escape do carro.

Hamilton voltou a ter os mesmos problemas que já tinham acontecido na China, ou seja, duas paragens (pit stops) a correr mal, ambas com o problema na fixação do pneu traseiro esquerdo. Este é um aspeto que, no meu ponto de vista, a McLaren terá de alterar em termos de processo, a partir do Grande Prémio da Espanha. Mais do que erro humano, tudo aponta para que o sistema de fixação seja pouco fiável. Hamilton terminou a corrida no 8º lugar, perdendo a liderança do Mundial de pilotos.

Quanto a Jenson Button, nunca conseguiu ser eficaz na gestão dos pneus.

Mas o grande mérito da corrida tem de ser dado à Lotus, devido ao seu impressionante ritmo de corrida. Raikkonen prescindiu de uma qualificação mais agressiva de forma a poder resguardar os pneus para a corrida, ficando com o composto mais macio o que o levou a uma extraordinária subida de ritmo. Já Grosjean teve uma prova tranquila, limitando-se a gerir o ritmo de Webber. Aliás, Webber nunca esteve em condições de discutir o terceiro lugar, terminando a quase 30 segundos de Grosjean.

Nico Rosberg envolveu-se em momentos “picantes” com Hamilton e com Alonso, mas conseguiu terminar a prova no quinto lugar após um duelo final com Paul di Resta (Force India) nas últimas voltas.

Di Resta também teve uma prestação muito boa, liderando a corrida pontualmente, aquando da ida dos outros pilotos às boxes. Com uma tática de apenas duas paragens, Di Resta terminou à frente dos Ferrari, de Alonso e Massa, e do Mercedes, de Michael Schumacher.

Fernando Alonso ficou-se pelo sétimo lugar. O seu brilhante começo permitiu-lhe subir dois lugares na classificação (partiu de nono), lutou como pôde e considero o resultado normal, tendo em conta aquilo que a Ferrari podia fazer. Destaque também na equipa italiana para os primeiros pontos do ano de Felipe Massa, ao terminar no nono lugar.

Agora e antes do Grande Prémio da Espanha, é tempo da Ferrari rever todo o atraso de evolução, corrigir e procurar ter uma época melhor daqui para a frente.

Concluindo, Vettel lidera o Mundial de pilotos com quatro pontos de avanço sobre Hamilton, cinco sobre Webber e dez sobre Button e Alonso. No Mundial de construtores, a Red Bull comanda com nove pontos de avanço sobre a McLaren.    

 



publicado por Bruno Carvalho às 14:12
link do post | comentar

1 a zero:
De David Simples a 25 de Abril de 2012 às 18:00
Boa tarde

Gostaria de entrar em contacto consigo, mas não encontro nenhum email de contacto, se pudesse enviar-me um email com o seu contacto, agradecia.

Melhores cumprimentos
David Simples


De Bruno Carvalho a 26 de Abril de 2012 às 11:59
Caro David Simples,

O meu contacto é bmelim92@sapo.pt

Cumprimentos
Bruno Carvalho


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010