Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

18
Abr12

Lado B

Bruno Carvalho

Athletic de Bilbao ao raio X

 

 

O Sporting defronta amanhã o Athletic de Bilbao em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Importa agora fazer o raio X à equipa basca.

A equipa de futebol do Athletic de Bilbao assenta a sua dinâmica de jogo em quatro pontos fundamentais:

1 – A equipa basca atua protegida pelo ambiente fervoroso dos seus adeptos que normalmente se deslocam ao estádio de San Mamés. Este é um fator a favor da equipa do Sporting, uma vez que o jogo de amanhã será realizado em Alvalade, pelo que a formação espanhola não terá tanto apoio quanto o que gostaria de ter (são esperados cerca de 3 mil adeptos do Athletic de Bilbao no Estádio José de Alvalade).

 

2 – O jogador nuclear de toda a estratégia coletiva do Athletic de Bilbao aparenta ser Óscar de Marcos, de 23 anos, que alicerçado no fácil drible e poder de explosão dinamiza todo o futebol dos espanhóis do meio-campo para a frente.

O excelente momento de forma de Susaeta também não passa despercebido. O jogador que atua à direita do meio-campo imprime uma grande versatilidade ao futebol da equipa espanhola.

 

3 – A defesa aparenta ser o ponto mais fraco da equipa de Bilbao. Javi Martínez está suspenso e não pode jogar em Alvalade, pelo que a equipa poderá mostrar-se permeável, devido à lentidão dos seus jogadores, à fragilidade do jogo aéreo e à forma como sai a jogar. Na minha opinião, a ausência de Javi Martínez neste jogo poderá estar a favor do Sporting, uma vez que todos nós sabemos o quão é importante para uma equipa de futebol ter o seu principal trinco disponível (veja-se o caso do Benfica, que quando não teve Javi García disponível obteve uma série de maus resultados, ou o caso do Sporting, que sentiu um pouco a ausência de Rinaudo nos jogos em que Daniel Carriço ainda estava a adaptar-se a jogar na posição de trinco, ou mesmo o caso do FC Porto que, quando não tem Fernando disponível, vê-se obrigado a alterar completamente a sua dinâmica de jogo com a introdução de Defour na equipa).

 

4 – Por fim, as bolas paradas aparentam ser um dos principais trunfos da equipa do Athletic de Bilbao com Fernando Llorente a responder bem de cabeça às solicitações dos seus colegas (recorde-se que, neste último fim-de-semana, Llorente voltou a marcar um golo de cabeça na vitória da sua equipa sobre o Maiorca por 1-0. Aliás, com este tento, Llorente marcou o seu décimo golo de cabeça nesta temporada).

 

Concluindo, esperam-se algumas dificuldades para o Sporting no desafio de amanhã a contar para as meias-finais da Liga Europa, mas penso que se o Sporting mantiver a postura que teve no jogo em casa frente ao Manchester City, poderá sair vencedor deste jogo levando um resultado positivo para Bilbao. Muito sinceramente e como português, espero que o Sporting consiga vencer o jogo de amanhã sem sofrer golos, pois todos nós sabemos que em competições a eliminar é fundamental não sofrer golos em casa e marcar pelo menos um golo no estádio do adversário.

 

10 comentários

Comentar post