Quarta-feira, 18 de Abril de 2012
Lado B

Athletic de Bilbao ao raio X

 

 

O Sporting defronta amanhã o Athletic de Bilbao em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Importa agora fazer o raio X à equipa basca.

A equipa de futebol do Athletic de Bilbao assenta a sua dinâmica de jogo em quatro pontos fundamentais:

1 – A equipa basca atua protegida pelo ambiente fervoroso dos seus adeptos que normalmente se deslocam ao estádio de San Mamés. Este é um fator a favor da equipa do Sporting, uma vez que o jogo de amanhã será realizado em Alvalade, pelo que a formação espanhola não terá tanto apoio quanto o que gostaria de ter (são esperados cerca de 3 mil adeptos do Athletic de Bilbao no Estádio José de Alvalade).

 

2 – O jogador nuclear de toda a estratégia coletiva do Athletic de Bilbao aparenta ser Óscar de Marcos, de 23 anos, que alicerçado no fácil drible e poder de explosão dinamiza todo o futebol dos espanhóis do meio-campo para a frente.

O excelente momento de forma de Susaeta também não passa despercebido. O jogador que atua à direita do meio-campo imprime uma grande versatilidade ao futebol da equipa espanhola.

 

3 – A defesa aparenta ser o ponto mais fraco da equipa de Bilbao. Javi Martínez está suspenso e não pode jogar em Alvalade, pelo que a equipa poderá mostrar-se permeável, devido à lentidão dos seus jogadores, à fragilidade do jogo aéreo e à forma como sai a jogar. Na minha opinião, a ausência de Javi Martínez neste jogo poderá estar a favor do Sporting, uma vez que todos nós sabemos o quão é importante para uma equipa de futebol ter o seu principal trinco disponível (veja-se o caso do Benfica, que quando não teve Javi García disponível obteve uma série de maus resultados, ou o caso do Sporting, que sentiu um pouco a ausência de Rinaudo nos jogos em que Daniel Carriço ainda estava a adaptar-se a jogar na posição de trinco, ou mesmo o caso do FC Porto que, quando não tem Fernando disponível, vê-se obrigado a alterar completamente a sua dinâmica de jogo com a introdução de Defour na equipa).

 

4 – Por fim, as bolas paradas aparentam ser um dos principais trunfos da equipa do Athletic de Bilbao com Fernando Llorente a responder bem de cabeça às solicitações dos seus colegas (recorde-se que, neste último fim-de-semana, Llorente voltou a marcar um golo de cabeça na vitória da sua equipa sobre o Maiorca por 1-0. Aliás, com este tento, Llorente marcou o seu décimo golo de cabeça nesta temporada).

 

Concluindo, esperam-se algumas dificuldades para o Sporting no desafio de amanhã a contar para as meias-finais da Liga Europa, mas penso que se o Sporting mantiver a postura que teve no jogo em casa frente ao Manchester City, poderá sair vencedor deste jogo levando um resultado positivo para Bilbao. Muito sinceramente e como português, espero que o Sporting consiga vencer o jogo de amanhã sem sofrer golos, pois todos nós sabemos que em competições a eliminar é fundamental não sofrer golos em casa e marcar pelo menos um golo no estádio do adversário.

 



publicado por Bruno Carvalho às 10:40
link do post | comentar

1 a zero:
De Cláudio a 18 de Abril de 2012 às 19:27
O Sporting para passar vai ter de jogar muito. É certo que não terá Javi Martinez, mas acho que os que jogarão darão bem conta do recado: Amorebieta e Mikel San José oferecem também muita segurança, embora com menos rotina de jogo, claro. Iraola, na direita, e Aurtenetxe, na esquerda, terão, com certeza muito trabalho pela frente.

O Athletic é uma equipa que troca muito bem a bola e, certamente, que tanto os médios centro, como os médios-ala aparecerão muitos vezes na cara de Rui Patrício.

Acho que se o Sporting for eliminado, o Atlhetic terá muitas possibilidades de conquistar a competição.


De João Perfeito a 18 de Abril de 2012 às 22:05
Bilbau e Sporting são quase iguais. Equipas com grandes talentos individuais com dificuldades perante equipas organizadas defensivamente o que leva a um rendimento caseiro absolutamente mediocre de ambos.
Nos jogos a eliminar sabem aproveitar os espaços e usam a sua velocidade.
O Sporting mais em contra-atque o Bilbau mais posse, mas com mais espaço do que nos jogos do campeonato.

50-50...

Agora a nível interno a continuarem com o mesmo estilo de jogo nunca farão boas époas...


De Bruno Carvalho a 19 de Abril de 2012 às 12:05
João Perfeito,

Equipas com rendimento caseiro absolutamente mediocre? O Sporting raramente sofre um golo em casa. Nos últimos meses, só me recordo do golo sofrido com o Metalist. Só para a Liga Europa, o Sporting ganhou em casa ao Zurique, ao Vaslui, à Lazio, ao Manchester City, ao Legia e ao Metalist. Já para não falar do campeonato, em que o Sporting também ganha em casa sem sofrer golos, como foi o caso dos jogos com Benfica, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Feirense, só para citar alguns.
Portanto, não concordo quando dizes que o Sporting tem um rendimento mediocre nos jogos em casa.
No entanto, concordo quando dizes que esta eliminatória será 50-50.


De Bruno Carvalho a 19 de Abril de 2012 às 11:58
Cláudio,

Concordo contigo quando dizes que o Sporting vai ter de jogar muito para passar esta eliminatória.
Mas já não estou muito de acordo quando dizes que o Athletic terá muitas possibilidades de ganhar a Liga Europa se passar à final, porque na minha opinião tanto o Valencia como o Atlético de Madrid são mais fortes que o Bilbao.


De Tiago Santos a 18 de Abril de 2012 às 22:44
Bilbau e Sporting são quase iguais. Equipas com grandes talentos individuais com dificuldades perante equipas organizadas defensivamente o que leva a um rendimento caseiro absolutamente mediocre de ambos.
Nos jogos a eliminar sabem aproveitar os espaços e usam a sua velocidade.
O Sporting mais em contra-atque o Bilbau mais posse, mas com mais espaço do que nos jogos do campeonato.

50-50...

Agora a nível interno a continuarem com o mesmo estilo de jogo nunca farão boas époas...

Não acho este Bilbao nada mediocre se queres que te diga. Acho que o Sporting perdeu demasaiados pontos no inicio da época ...

O Atletic no confronto direto parece-se ser claramente, junto com o Valencia as grandes equipas espanholas da época (Real e Barcelona estão á parte)

Trocam a bola, fazem uma gestão inteligente do jogo, não tem um banco com mts soluçoes e talves por ai o fraco campenato,
Dentro do 11 há jogadores que deixam algunas duvidas mas não é por ai.... Contra o Manchester (que defende sempre ou quase sempre bem) mostraram que conseguem abrir qualquer defesa....

Gosto mt de Javi Martinez veremos como se sai a defesa... e as transições.. sem a sua classe.


De João Perfeito a 19 de Abril de 2012 às 01:56
Para uma equipa que é comparada com o Barça e se assume como grande equipa na Europa é estranho apenas ganhar 1/3 dos jogos no campeonato Espanhol e ter apenas um goal average +4.
Para um clube que quer ser a terceira potência de Espanha e jogar na Chmapions é meiocre, tal como é para o Sporting estar a 13 pontos do actual líder da classificação, numa equipa que se assumia como candidata ao título.


De Bruno Carvalho a 19 de Abril de 2012 às 12:09
Tiago Santos,

Estou perfeitamente de acordo com o teu comentário. Tens toda a razão no que disseste.


De João Perfeito a 19 de Abril de 2012 às 14:53
Rendimento caseiro referia-me a competições internas (campeonato Nacional)


De Bruno Carvalho a 20 de Abril de 2012 às 08:07
João Perfeito,

Mesmo assim, no campeonato nacional o Sporting só não ganhou 3 jogos em casa (FC Porto, Marítimo e Olhanense).


De João Perfeito a 20 de Abril de 2012 às 17:28
Não estás a perceber, eu estava a dizer o rendimento do Sporting no Campeonato Nacional Português e o do Bilbau no Campeonato Nacional Espanhol.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010