Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Minuto Zero

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

A Semana Desportiva, minuto a minuto!

Minuto Zero

11
Mar12

Área de Ensaio

Pedro Santos

A Primeira Vitória dos Lobos

 

 

 

    Regressou esta semana o rugby internacional de alto nível, e numa altura em que o Torneio das 6 Nações se aproxima do fim, muita coisa está ainda em disputa, e apesar das apostas recaírem sobre Gales, nada está ainda decidido.

 

    Mas vamos por partes. No Sábado, Portugal recebeu a Espanha em Coimbra, em jogo a contar para o Torneio Europeu das Nações. Depois de 3 derrotas, Portugal ameaçava entrar numa espiral negativa que poderia trazer efeitos psicológicos graves. Por seu lado a Espanha vinha de uma moralizadora serie de óptimos resultados, tendo como ponto alto a vitória sobre a Geórgia. Na verdade ambas as equipas tinham muito a perder, sobretudo a Espanha que ainda ambicionava vencer o Torneio deste ano.

    Na equipa portuguesa destacavam-se as ausências de Bardy e Gardener, sendo a linha defensiva composta quase em exclusivo por homens do CDUL. Já a Espanha perante tão importante partida, trouxe as principais armas de França e Inglaterra, de facto o rugby espanhol tem evoluído bastante e hoje em dia individualmente podemos considerar que são uma equipa superior a Portugal.

    A primeira parte foi disputada em ritmo lento, com Portugal a acumular erros (desaproveitados pelos espanhóis) e sem grande capacidade de construir, salvando-se os pontapés de Pedro Leal.

    A segunda parte trouxe maior organização ofensiva e como tal não foi de estranhar os dois ensaios, primeiro por David dos Reis e depois por Mike Tadjer Barbosa, ambos magistralmente assistidos por Pedro Leal.

    No final o resultado fixou-se em 23-17 a favor de Portugal.

De positivo destaca-se a continuidade do poderio das formações ordenadas, o maul dinâmico que parece uma aposta desta equipa técnica (e durante tantos anos tivemos tantas dificuldades em defender maul’s), a exibição de homens como David dos Reis, Pedro Leal (é defesa, perde-se como formação), Francisco Pinto Magalhães e Lourenço Kadosh.

De negativo, os alinhamentos continuam a ser descoordenados, em certos momentos parece que a equipa está “ao sabor da maré” sem uma estratégia coordenada de ataque, e a exibição de Yannick Ricardo, que não tendo jogado mal, e sendo um jogador de qualidade, não parece ao nível da titularidade nesta selecção, principalmente para quem vê regularmente Duarte Cardoso Pinto jogar na Agronomia.

    Enfim, é uma vitória positiva, fruto do trabalho colectivo e que deve servir de base para Torneio Europeu das Nações do próximo ano, quando se começará a definir os lugares no RWC.

 

    O Torneio das 6 Nações arrancou no sábado com o País de Gales a receber a Itália. Os transalpinos procuravam a primeira vitória neste certame, onde apesar das boas exibições não têm logrado vencer, tendo neste momento zero pontos. Já Gales, apenas pretendia a vitória, pois são a única equipa que ainda pode chegar ao Grand Slam (torneio apenas com vitórias).

    A primeira parte foi algo amorfa, sem ensaios e com a defesa italiana a evidenciar-se, embora cometendo algumas penalidades que Halfpenny tratou de converter.

No segundo tempo, a Itália não aguentou o ritmo e os ensaios de Jamie Roberts e Alex Cuthbert dilataram o resultado que acabou em uns expressivos 24-3. Destaque (mais uma vez) para Leigh Halfpenny com 10 pontos e uma bela exibição, e a possibilidade de se tornar no melhor jogador do torneio.

    De seguida a Irlanda recebeu e bateu a Escócia num excelente jogou de rugby. Emotividade, boas jogadas e sobretudo um jogo agradável de ver.

A partida iniciou com a Escócia a meter um ritmo fortíssimo e nos primeiros dez minutos apenas a equipa escocesa teve bola, tendo a Irlanda defendido muito bem. Contudo a Escócia apenas conseguiu 6 pontos, e a partir daí a Irlanda tomou conta do jogo. A Escócia tanto acusou a pressão e a ansiedade, os jogadores queriam fazer tudo e tão rápido que acabavam por cometer erros, salvando-se o excelente ensaio de Richie Gray.

    O último jogo desta jornada opôs a França e a Inglaterra, num dos duelos mais interessantes do rugby europeu. A França tentava a vitória para decidir tudo no último jogo em Gales, já a Inglaterra tentava continuar os bons resultados mostrando que uma equipa jovem pode mostrar serviço.

Contudo os ingleses dominaram a posse da bola e do território, e apesar de alguns erros estiveram melhor que a França que não mereceu a vitória. O ensaio francês de Wesley Fofana (uma agradável surpresa neste certame) não foi suficiente para igualar os de Tom Croft, Ben Foden e do poderoso Manu Tuilagi.

    Na próxima jornada Gales recebe a França e vencendo o jogo vence também o torneio, apenas com vitórias. A França está arredada do título. A Inglaterra necessita de vencer a Irlanda em casa e esperar que a França vença Gales para poder vencer o Torneio. Itália e Escócia encontram-se para decidir que será último e levará para casa a Colher de Pau.

 

By Pedro Santos

22 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 11.03.2012

    foram 9 pontos no mínimo que a Espanha desperdiçou, apesar do seu chutador (Cesár Sempere) ser de altissimo nível.

    Mas agora fiquei com uma dúvida, tu torces por Gales? A serio?
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 11.03.2012

    agora estou na dúvida. se calhar é pela inglaterra...
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    será? nao será pela França? Olha que eu acho que sim
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    não sei, estou indecisa. são pessoas tão pouco ranhosas de um lado e de outro...
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    então pronto, apoia Gales. é melhor assim.
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    deixas, deixas? então gales it is. (gales e o richie gray)
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    o richie gray é alto demais. não sei se é boa ideia
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    oh, sorry. toquei no ponto sensível. gales será
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    nice
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    mas sem discussão não tem piada. tens que mudar. torce pela irlanda, ou assim. gosto de ser do contra.
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    gostas de ser do contra? ahahahahahah

    Barcelona, NZ, Gales. como é que podes dizer que és do contra? mais mainstream era impossível!
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    eu sei, mas não tenho culpa. são os melhores e mais espetaculares. e vá, gales não é assim tããão mainstream. não como a frança, pelo menos.
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    Torce mas é pela Itália que ninguém gosta deles e estão em último. e têm umas camisolas altamente
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    ah-ah, obrigada, lembraste-me: não posso ser pela itália porque eles são azuis. e azul é uma cor horrível que impossibilita que torça por alguém que a envergue.

    (a não ser que seja o richie gray, mas é um azul muuuuito escuro)
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    o azul é uma cor bem bonita e as camisolas dos moços são tambem elas bem bonitas. e acabou a conversa, torces pela itália e não há mais conversa.

    (se fazes favor não menciones mais esse rapaz. há quem tenha problemas)
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    não te preocupes que ele não te aparece a meio da noite.

    queres que torça pela itália só para ser tipo o sporting, a lutar pelo 5º lugar,pff. se fosse para torcer pela liga dos últimos era pela escócia.
    recuso-me a ser dos azuis-azuis. aquilo é demasiado azul.
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    Há pessoas que são complicadas...e se for pela Irlanda? São verdes, o verde é sempre bonito
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    qual é o problema de gales? eu não gosto de british people. gales são pelo menos os menos maus.
    estás a esconder-me alguma coisa?
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    longe de mim esconder alguma coisa de ti. sendo assim, sábado terás um dia feliz, poderás ver Gales vencer a França e ainda vencer o 6 Nations com Grand Slam. Mas do caraças era eles perderem e ganhar a Inglaterra ehehe
  • Imagem de perfil

    Sarah Saint-Maxent 12.03.2012

    achas que sim? não vai acontecer, não pode acontecer. se esses ranhosos ganhassem ficava dois dias a chorar.
    a frança não tem sequer hipótese, não vai haver stress.
    (acho muito bem que não haja coisas escondidas!)
  • Imagem de perfil

    Pedro Santos 12.03.2012

    só para ser do contra vou ficar a torcer pela Inglaterra.

    GO ENGLAND!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    (Não há nada escondido. Ou... haverá????)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.