Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012
3x4x3: Mais do mesmo

 

 

O Santiago Barnabéu encheu-se uma vez mais para assistir ao mais excitante e desejado duelo do futebol europeu na actualidade.


Mais uma vez, José Mourinho optou por uma abordagem estratégica específica para o jogo frente aos eternos rivais. Abdicou de inicio de Ozil, criativo médio-ofensivo, reforçando o meio-campo com Pepe, mais uma vez, médio de recuperação e pressão sempre de olho em Messi.

 

 

Junto de Pepe, Xabi Alonso e Lass Diarra formavam um meio-campo de de "garras bem afiadas", procurando impedir os médios catalães de trocaram a bola com a habitual "alegria". 

 

A imagem dos primeiros mínutos de jogo era clara. Pique com bola, sem linhas de passe claras, com Xavi, Iniesta e Cesc a recuarem quase sempre sem sucesso na busca da bola. A agressividade (táctica) dos médios do Real, segregou o futebol de posse do Barça, na busca de recuperar a bola na zona do meio-campo, na primeira fase de transição do Barcelona, quando Xavi sobretudo tem bola e procura linha de passe seguinte. 

 

Recuperando a bola, Xabi seria a grande referência utilizando passes longos para lançar Higuain, Benzema e sobretudo Ronaldo na vertigem da velocidade, como três setas apontadas ao eixo catalão onde Puyol, Piqué e Abidal jogavam bastante adiantados como é hábito.

 

A resposta táctica de Guardiola, passava por um Daniel Alves um pouco menos adiantado, sempre com atenção a Ronaldo. No meio-campo, Xavi na posição habitual, Cesc Fabregas e Messi mais adiantados e por vezes de perfil, ora como falsos 9, ora como médios. Puxado mais para a faixa esquerda, Iniesta seria um dos grandes desequilibradores na fase mais complicada do jogo para o Barcelona, explorando a falta de rotinas de Haltintop. Na frente, cada vez mais avançado-centro, Alexis Sanchez com a garra e velocidade habitual, era o primeiro dos defesas a pressionar, não deixando de cair ora nas faixas ora em recuos dinâmicos.

 

Se a primeira parte seria "controlada" pelo Real, depois do golo do "gigante" Puyol o jogo haveria de mudar de face. No segundo tempo, com Pepe amarelado e Ronaldo claramente diminuído fisicamente, toda a equipa do Real acabaria por perder a capacidade de pressão alta, baixando as linhas sempre na expectativa de lançar contra-ataque. Entregou uma posse mais adiantada ao Barça, e com isso acabaria por sofrer um segundo golo, tirado é claro do génio de Messi num passe que sobrevoaria toda a defesa madrilena, descobrindo Abidal na cara de Casilhas. 

 

A chave do jogo, esteve então pudemos dizer na forma de jogar do Real, que começou a ser desmantelada no cartão amarelo de Pepe na primeira parte, e com os problema físicos de um Ronaldo que prometia ser um verdadeiro tormento. Depois, com menos pressão, a bola chega com qualidade a Xavi, Iniesta, Fabregas, Alexis e Messi, com o resultado do costume: vitória do Barcelona que demonstra mais uma vez a superioridade dos catalães no confronto directo.

 

A grande questão na cabeça de Mourinho será agora certamente, se não será melhor solução arriscar novamente lançar uma equipa personalizada, sem receios tácticos... veremos como irá crescer o Real.

 

 

By Tiago Luís Santos



publicado por Minuto Zero às 00:20
link do post | comentar

1 a zero:
De João Perfeito a 20 de Janeiro de 2012 às 00:59
Não percebo porque Mourinho tem medo. No Inter de Milão com um plantel bem inferior dizimou o Barcelona por 3-1, jogando um futebol de altíssimo gabarito. O Real se jogar o que sabe tem mais hipóteses de ganhar ao Barça. Porque a melhor defesa é o ataque. E a melhor maneira de contrariar o jogo de Xavi e companhia não é com médios defensivos tapando-lhes linhas de passe, mas sim ter posse de bola e impedir que o Barça tenha bola. Aí o Barça enerva-se... Ou melhor a solução não é forçar Xavi e companhia a fazer passes errados, mas sim ter mais bola e impedir que Xavi e companhia toquem na bola sequer.


De César João a 20 de Janeiro de 2012 às 10:45
Troca de links efectuada.

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos.

César João


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Equipa Minuto Zero'
Links
Também Tu Podes Participar!

Participa na Equipa Minuto Zero'

subscrever feeds
Arquivo

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010